Notícias
-
Saiba MaisEpesmel se engaja na Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi tema de uma campanha de conscientização promovida pela Epesmel de Londrina (PR). Em tempos de pandemia, a Instituição realizou ações de divulgação da campanha em Escolas Estaduais e Municipais, UBS, CRAS, Paróquias e nas 4 unidades da Epesmel.
Os adolescentes também movimentaram suas redes sociais, grupos de Whatsapp e espaços familiares com atividades do Serviço de Convivência e Aprendizagem Profissional, disseminando informações referentes à campanha e promovendo a conscientização mesmo sem sair de casa. Foi alcançado mais de 3 mil pessoas entre educandos, amigos, familiares e pessoas da comunidade.
Você também pode ajudar a proteger as crianças e adolescentes denunciando qualquer forma de violência: Disque 100.
Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
Exploração Sexual x Abuso sexual
Exploração sexual envolve dinheiro em troca de sexo e pode ter relação com redes criminosas. Já o abuso sexual não envolve dinheiro, ocorre quando a criança ou o/a adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto e pode ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar por uma pessoa conhecida ou desconhecida da vítima.
Crimes
Estupro e corrupção de menores são considerados crimes hediondos, ou seja, não tem direito a fiança, indulto e a pena não diminui por bom comportamento.
Estupro de vulnerável: “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menos de 14 anos”. Pena: reclusão de 8 a 15 anos.
Corrupção de menores: “praticar, na presença de alguém menor de 14 anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem”. Pena de reclusão de 2 a 4 anos. “Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone”. Pena de reclusão de 4 a 10 anos.
-
Saiba MaisSemana de Murialdo é marcada por diversas celebraçõesNo dia 18 de maio, a Igreja celebrou a festividade de São Leonardo Murialdo. Ele sempre sonhou e lutou para construir, junto com muitos educadores e educadoras, uma bem unida família; trabalhou em favor das crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis e viveu intensamente o amor misericordioso de Deus. De Norte a Sul do país inúmeras comemorações integraram a comemoração da data. Nas celebrações, o fim de pandemia foi tema central.
A celebração oficial da Província Brasileira foi realizada no dia 18 de maio. A missa celebrada pelo Provincial, Pe. Marcelino Modelski e transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo, reuniu toda Família de Murialdo: Religiosos Josefinos, Irmãs Murialdinas, Instituto Secular Murialdo, Associação dos Leigos Amigos de Murialdo, Ex-Seminaristas, Mães Apóstólicas e todas as Obras e Comunidades ligadas à missão de Murialdo.
Além disso, a celebração também marcou o lançamento do curso “Murialdo: o companheiro de viagem na vida e na missão”, promovido pela Faculdade Murialdo em parceria com a Província Brasileira e destinado aos Membros da Família de Murialdo, lideranças, professores, educadores, ex-seminaristas, AMA e demais interessados em conhecer o legado deixado por Murialdo.
*Confira nas imagens como foi a celebração da data pelo Brasil.
-
Saiba MaisMissa alusiva a São Leonardo Murialdo será realizada no dia 18 de maioCelebração será transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo
No dia 18 de maio, a Igreja celebra a festividade de São Leonardo Murialdo. Ele sempre sonhou e lutou para construir, junto com muitos educadores e educadoras, uma bem unida família; trabalhou em favor das crianças, adolescentes e jovens mais vulneráveis e viveu intensamente o amor misericordioso de Deus.
Para celebrar a data, será realizada uma santa missa, em sintonia com toda Família de Murialdo, ou seja: Religiosos Josefinos, Irmãs Murialdinas, Instituto Secular Murialdo, Associação dos Leigos Amigos de Murialdo, Ex-Seminaristas, Mães Apóstólicas e todas as Obras e Comunidades ligadas à missão de Murialdo. A missa será celebrada pelo Provincial dos Josefinos de Murialdo – Província Brasileira, Pe. Marcelino Modelski e transmitida por meio do YouTube dos Josefinos de Murialdo, às 19h30min.
Participe e reze conosco!
-
Saiba MaisAção Social Murialdo: Província Brasileira reúne religiosos e educadoresNa terça-feira, dia 27 de abril, às 15 horas, pela plataforma Meet, aconteceu um encontro com religiosos e líderes das Obras e das Paróquias da Província Brasileira dos Josefinos de Murialdo para refletir sobre a prática do carisma e da missão. A coordenadora da Ação Social da Província, Edilene Souza deu as boas-vindas aos participantes e falou da alegria do encontro, da oportunidade de partilhar e de fortalecer a unidade enquanto carisma e missão de Murialdo.
Após,o provincial Pe. Marcelino Modelski expressou que o carisma de Murialdo reflete o Evangelho. “Ne perdantur... para que nenhum deles se perca” e convidou os participantes à reflexão: “olhe para a criança com os olhos do Bom Pastor, coloque-a no seu coração e no coração da Congregação”. Ele também destacou que todos os religiosos e leigos são envolvidos e responsáveis pelos destinatários da missão que são as crianças e adolescentes mais vulneráveis.
O presidente o Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), Pe. Joacir Della Giustina resgatou o planejamento 2021 do ILEM que possui uma prioridade voltada à Gestão do Carisma e da Missão com o objetivo de “Tornar conhecida e vivenciada intensamente a proposta de mística, espiritualidade e missão de São José e de São Leonardo Murialdo”, e busca reorganizar a Rede de Ação Social Murialdo. Segundo Padre Joacir, “o trabalho hoje iniciado é para reacender a chama da mística e da missão”.
Os participantes também foram convidados e compartilharam o que vem causando esfriamento com relação ao carisma fundacional, bem como apontaram possíveis passos para adotar nesse momento histórico da Província Brasileira. O momento foi um espaço privilegiado de escuta, de partilha e de renovação da esperança em tempos tão difíceis e desafiadores, especialmente junto à população vulnerável. Para dar sequência ao trabalho, foi apresentado um planejamento de encontros e formação para posterior elaboração de um Plano de Ação para os próximos dois anos.
-
Saiba MaisPresença Josefina na Paróquia Santíssima Trindade (São Paulo)No domingo, dia 18 de abril, às 10h30min, o Padre Raimundo Pauletti tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade e da Capela Nossa Senhora do Rosário, na cidade de São Paulo (SP).
A missa solene de posse contou com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Jorge Pierozan, religiosos e representantes das lideranças. A nova missão foi para atender a um pedido da Arquidiocese, por um período de 10 meses, pois, atualmente, a Paróquia estava sem Pároco.
Ao Pe. Raimundo, muita luz e alegria na nova missão.
-
Saiba MaisObra Social Murialdo do Rio de Janeiro: se reinventando na pandemiaPara viabilizar a celebração da Páscoa, no dia 19 de março, com as crianças, a Obra Social Murialdo do Rio de Janeiro contou com a colaboração dos Leigos Amigos de Murialdo e de Paroquianos da Paróquia São Jorge.
Para o retorno das atividades presencias, no dia 12 de abril, foi organizado um protocolo interno de acordo com a realidade institucional baseado no protocolo da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (RJ). As crianças foram divididas em grupos: segunda e quarta-feira frequenta um grupo; terça e quinta-feira, outro grupo. O horário de atividades também foi reduzido e em cada oficina participam seis educandos.
Antes do retorno, os protocolos com as medidas sanitárias foram apresentados aos responsáveis e fez-se uma votação para ver quem estava de acordo. A maioria respondeu positivamente pelo retorno. As crianças que apresentam algum tipo de comodidade, mantém o vínculo com a instituição, mas não frequentam as atividades presencialmente.
Segundo o diretor, Diácono Welton Andrade, "as motivações para o retorno das atividades presencias são diversas. Porém, a insegurança alimentar e a existência de crianças em situação de abandono nos motivaram a reabrirmos a Obra Social Murialdo".
Murialdo nos ajude e nos inspire em nossa caminhada.