Notícias
-
Saiba MaisEncontro das Paróquia com Carisma Josefino de MurialdoAconteceu entre os dias 06 e 08 de março, no Centro Murialdo em Arniqueiras (DF), o Encontro das Paróquias Josefinas de 2020, proposto a oferecer ferramentas para que todas as nossas paróquias possam cumprir com uma das linhas comuns propostas nas Diretrizes das Paróquias com carisma Josefino – o Plano Pastoral. O evento foi organizado pela Equipe das Paróquias, coordenada pelo Pe. Lídio Roman, composta por mais 6 leigos Hosenilda (Fortaleza), Luzia Nádia (Rio de Janeiro), Marcia (São Paulo), Maria Lucia (Guará), Vera Lucia (Londrina) e Valdmar (Planaltina).
O encontro contou com a presença de 43 participantes de 10 das paróquias da Província, sendo 11 padres, dentre os quais o Provincial, Pe. Marcelino Modelski, 2 fraters e 30 leigos. A equipe responsável pela alimentação e hospedagem foi organizada pela Maria Lucia, e contou com todo apoio dos Leigos de Murialdo da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Iniciando-se na tarde do dia 06, após a abertura feita pelo Pe. Lídio, saudação do Provincial e apresentação dos participantes, foi trabalhada a perícope de Lc 8,40-56 (A cura da filha de Jairo e da mulher com hemorragia) através do método do bibliodrama, conduzido pela Marcia, onde os participantes foram provocados a viver as emoções e os conflitos dos personagens da cena. Logo após, o mesmo texto foi trabalhado pela Nádia em perspectiva pastoral, dividindo os participantes em quatro grupos que deveriam pensar diferentes comunidades, com as características dos personagens: a comunidade da casa de Jairo, da hemorroíssa, de Jesus, e a comunidade do povo. Ao final da dinâmica, cada grupo apresentou o fruto das suas reflexões. Para encerrar a atividade do dia, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos padres Luciano e Lídio. Todas as liturgias foram organizadas por Hose e Vera Lucia. Após o jantar, os participantes partilharam livremente a conversa e a Equipe das Paróquias realizou sua reunião com o Pe. Provincial.
No sábado, o dia foi iniciado com o ofício das comunidades, conduzido por Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), rezado à entrada do Centro Murialdo, após o qual se deu o desjejum. Para assessorar o tema central da formação estiveram conosco os Professores Jussara Mendonça de Oliveira Seidel e Vicente Sergio Brasil Fernandes. Na parte da manhã realizaram várias dinâmicas de conscientização corporal, integração dos participantes, sensibilização das emoções e escuta ativa. Na sequência, atividades diversas para se compreender os conceitos e etapas envolvidos em um Plano Pastoral. A parte da tarde foi destinada a “colocar a mão na massa”, identificando os atores envolvidos em um Plano Pastoral, a escolha de prioridades e o treino de algumas etapas da confecção do Plano. Após avaliação dos assessores, o padre Provincial destacou alguns elementos, a importância do Plano e da continuidade dos processos em cada paróquia, sobretudo quando há mudança dos párocos. Encerrando o dia, foi celebrada missa presidida pelo Pe. Lídio, concelebrada pelos padres Cristiano e Geraldo. Na parte da noite as Juventudes se reuniram para avaliar sua caminhada.
Domingo iniciou-se com a missa presidida pelo Pe. Dirceu e concelebrada pelos demais padres, onde também se fez a homenagem pelo dia das mulheres. Após o desjejum, o encontro abriu-se com a palavra da jovem Aline falando sobre a necessidade da valorização do jovem dentro das nossas paróquias como protagonistas, não apenas destinatários das ações e apresentou as conclusões da reunião da JuventudeS da noite anterior. Foi reforçado que nos próximos encontros, cada paróquia traga um jovem dentre seus participantes. Ainda foi destacada a necessidade de se ver as várias configurações jovens da província: paróquias, colégios, faculdades e obras sociais.
Em seguida Valdmar enfatizou a necessidade de cada paróquia ter seu coordenador pastoral e da indispensável colaboração, transparência e alinhamento deste com o pároco. E, por sua vez, o padre, que deve aproximar-se dos jovens, crianças etc. Também tratou sobre a criação dos conselhos paroquiais (onde estes ainda não existam) e da preparação da visita do provincial às paróquias, garantindo seu encontro com as lideranças locais, de preferência em CPP extraordinário.
Pe. Lídio, por sua vez, indagou sobre a forma como a Equipe pode ajudar as Paróquias, sugerindo o levantamento das necessidades a partir da visita do Provincial. Agradeceu aos envolvidos na organização do Encontro das Paróquias e a participação efetiva de todos nas atividades propostas.
O Provincial, Pe. Marcelino tomou a palavra para destacar a importância de se pensar a centralidade carismática dentro das paróquias Josefinas, pois não somos paróquias diocesanas, mas portamos um carisma que deve ser vivenciado na comunidade e partilhado por ela. Relembrou que, quando se trata de uma paróquia diocesana, o Bispo a confia ao padre diocesano, mas em se tratando de uma paróquia administrada por padres de uma Congregação religiosa, é à comunidade local que a confia, para que nesta se viva e desenvolva o carisma peculiar da Congregação, que é um dom da Igreja. Portando, nas Paróquias com Carisma Josefino de Murialdo o cuidado das crianças, adolescentes e jovens é transversal, já que é parte constitutiva própria do carisma. Sob este ponto de vista, enfatizou que o padre precisa estabelecer o foco e chamar a comunidade a se comprometer com ele e com as ações que identificam o carisma. Falou da preocupação em se oferecer ferramentas e formação suficientes aos novos padres que estão assumindo como párocos. Apresentou, também algumas sugestões a fim de que a Equipe das Paróquias possa assessorar aquelas comunidades que tenham dificuldades de implementação das diretrizes. E pontuou que neste ano, a coleta da solidariedade, a ser promovida até julho, será em favor da paróquia Nossa Senhora de Fátima, sediada em São Luiz do Maranhão.
Ao final, estabeleceu-se o mês de março de 2021 para o próximo Encontro das Paróquias e lançou-se a sugestão de que o tema seja “A questão carismática – a centralidade da criança, adolescente e jovens”. O encontro encerrou com o almoço, durante o qual as mulheres presentes foram homenageadas com uma rosa.
Por Marcia Bertolino e Luzia Nádia
-
Saiba MaisPadre Idair Bonadiman toma posse na Paróquia São Benedito (SP)No domingo, 01 de março, aconteceu a celebração da eucaristia e rito de tomada de posse do Padre Idair Bonadiman como novo pároco da Paróquia São Benedito, localizada no bairro do Jaçanã, em São Paulo. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Jorge Pierozan, e concelebrada pelo Provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, Padre Marcelino Modelski, pelo Vigário Paroquial Padre Jacob Yeboah e pelo Padre Osmar, do clero de Belém do Pará.
A comunidade, em número expressivo, se fez presente e acolheu com alegria o novo pároco no empenho de unir forças, dons e talentos para juntos servirem ao Reino. Após a celebração, todos foram convidados à confraternização que aconteceu no espaço esportivo paroquial.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisPlanaltina comemora 25 anos da Paróquia Santa Rita de CássiaNeste ano, a Paróquia Santa Rita de Cássia, animada pelos religiosos Josefinos de Murialdo, Pe. Lídio Roman (Pároco) Pe. Antônio Castro Lima, Pe. Ricardo Testa, Pe. Ari Marin e Pe. Luis Carlos dos Reis (Vigários Paroquiais) celebra seus 25 anos de história, voltados à nova evangelização. A agenda das festividades conta com vários eventos que vão ocorrer durante este ano jubilar. Nesta semana, ocorreu a Santa Missa de Ação de Graças.
A criação da paróquia veio para atender a crescente demanda de fieis e o aumento populacional da cidade de Planaltina (DF). Atualmente, além da matriz, a paróquia tende 4 comunidades urbanas e 12 comunidades rurais.
A HISTÓRIA
Paróquia Sta. Rita de Cássia: No dia 5 de dezembro de 1968, os barracos existentes em Brasília, junto ao Iate Clube, foram transferidos para Planaltina, junto com a imagem de Santa Rita.
Na área destinada para templo religioso, sendo então pároco Pe. Jurandir Ribeiro, construiu-se um barraco-capela. Em 14 de janeiro do mesmo ano, o Pe. Aleixo Susin ali celebrou a primeira Missa. O início da construção da igreja aconteceu em fevereiro de 1969
A capela Sta. Rita de Cássia foi elevada à matriz da nova paróquia, e criada pelo Cardeal José Freire Falcão, no dia 19 de fevereiro de 1995, sendo nomeado o Pe. Agustinho A. Vidor como primeiro pároco. Os Josefinos deixaram a organização paroquial precedente e receberam outro território paroquial, com capelas na região urbana e muitas comunidades rurais.
Elevada à paróquia e com enorme afluxo de fiéis, projetou-se a construção de um novo templo, iniciando pela edificação do centro comunitário, em julho de 2003. No dia 17 de maio de 2013 a comunidade foi duramente provada, pois um incêndio de grandes proporções avariou severamente o templo. Refeitos do desânimo provocado, a comunidade e os devotos de Sta. Rita recolocaram-no em dia e foi reinaugurado em 14 de junho de 2014.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisOrdenação Sacerdotal de Antonio de Castro LimaEm uma emocionante celebração eucarística realizada no dia 26 de janeiro de 2020, aconteceu a ordenação sacerdotal do religioso Josefino, Antônio de Castro. A Santa Missa, realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima - São Cristóvão, em Fortaleza (CE),foi presidida pelo arcebispo de Santarém (PA), D. Irineu Roman e concelebrada por muitos sacerdotes, dentre eles o provincial dos Josefinos, Pe. Marcelino Modelski. A igreja local ficou pequena para acolher tantos fiéis, religiosos, familiares e amigos do néo-sacerdote. Antônio escolheu como lema de Ordenação: “E vos darei pastores conforme o meu coração” (Jr 3,15). Pe. Antônio recebeu a missão de trabalhar como vigário paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF).
Ao neo-sacerdote Pe. Antonio de Castro nosso carinho, estima e prece.
MENSAGEM DE PE. ANTÔNIO: Neste tempo de discernimento vocacional e formação na Congregação de São José, a infinita bondade de Deus me concedeu contar com a oração e ajuda de muita gente querida, a começar pela minha família sanguínea e religiosa. Ser Josefino de Murialdo é viver na certeza que estamos nas mãos de Deus e, estando nas mãos Deus, estamos também nas mãos e no coração de muitas pessoas que edificam diariamente nossa vocação e trabalho pela oração sincera e gratuita. Expresso aqui a minha gratidão e peço que continuem rezando por nós, religiosos Josefinos de Murialdo. Que cada vez mais possamos configurar a nossa doação de vida e trabalho junto às crianças, adolescentes e jovens a ação de Cristo no mundo.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisCristiano Parnahiba é ordenado SacerdoteNo sábado, 25 de janeiro, o religioso Josefino, Cristiano ParnahibaSouza foi ordenado sacerdote. Ele escolheu como lema de ordenação “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). A celebração eucarística, presidida pelo arcebispo D. Irineu Roman, aconteceu no Instituto Maria Imaculada, em Pacoti (CE). A cerimônia contou com centenas de fiéis e inúmeros religiosos, religiosas e sacerdotes, dentre eles o provincial Pe. Marcelino Modelski.
Pe. Cristiano nasceu no dia 24 de novembro de 1986, em Pacoti, realizou o processo de formação em várias comunidades religiosas Josefinas, entre elas, a Teologia, em Londrina (PR). A partir deste ano, ele assumirá a missão de Vigário Paroquial e Diretor da Obra Social dos Josefinos em Fortaleza (CE).
Ao Pe. Cristiano, nossa prece e estima e votos de muita fidelidade enquanto “pastor” do povo de Deus.
MENSAGEM DE PE. CRISTIANO PARNAHIBA SOUZA: A caminhada vocacional iniciou quando eu ainda era criança. Minha família sempre participou da Igreja. Fui catequizado por minha avó materna e por minha tia, grandes catequistas da comunidade. E eu buscava estar ligado a tudo o que acontecia na pequena comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Procissões, novenas, festejos e visitas as casas. Até então, não tinha noção do que queria para mim no futuro. Como diz o Evangelho de Lucas: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita” (Lc 10,1-2). Senti esse apelo quando comecei a participar das santas missões populares. E foi justamente em uma missão que recebi o convite para participar de um grupo vocacional. Ingressei na Congregação de São José em 2008, em Fortaleza (CE). Uma experiência marcante na minha história. Agradeço a Deus pela longa estrada percorrida e pela que ainda hei de percorrer, se não fosse pela misericórdia divina eu não sei onde estaria. Vocação é dizer sim a cada dia que me levanto e perceber que estou vivenciando um projeto que não é meu, e sim, de Deus. E tudo o que é d´Ele permanece.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisPe. Adelar Francisco Dias: 25 anos de sacerdócioNo dia 11 de janeiro, no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Paim Filho (RS) aconteceu a Celebração de Ação de Graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Adelar Francisco Dias. A liturgia contou com a animação musical dos amigos de Caxias do Sul e contou com inúmeros símbolos que representaram a caminhada vocacional do religioso. O templo ficou repleto de amigos, familiares, comunidade local e religiosos da Congregação de São José.
Durante a celebração, aconteceram muitas homenagens. Pe. Adelar compartilhou da sua felicidade e afirmou que é muito feliz como padre, fazendo o bem a muitas pessoas, independentemente do local. “Deus sempre foi muito bom comigo, isso não quer dizer que não passei por dificuldades no caminho. Contudo, sempre encontrei pessoas que me apoiaram e me animaram. Dou graças a Deus por tudo e renovo a minha opção sacerdotal a serviço do Reino, na Congregação de São José. Peço que continuem rezando por mim e por novas vocações a serviço da Igreja”, declarou.
Após a celebração, foi aconteceu um almoço festivo preparado pelos familiares do jubilando.
Pe. Adelar foi ordenado sacerdote no dia 08 de janeiro de 1995, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Caravaggio - Paim Filho (RS) e seu lema sacerdotal é “... abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.” (Mc 10,15). Atualmente é diretor financeiro do Colégio e Faculdade Murialdo em Caxias do Sul (RS).
MENSAGEM DE PE. PE. ADELAR: A vida é um dom gratuito de Deus que se realiza no misterioso projeto confiado a nós. Dia após dia são inúmeras as oportunidades e graças obtidas que fortalecem nosso viver. Na simplicidade, me pergunto: que méritos eu tenho? A vocação sacerdotal acontece no compromisso assumido, na presença e no abençoar as pessoas. A vida religiosa na Congregação dos Josefinos de Murialdo me impele a apresentar o amor misericordioso às pessoas, para que elas se sintam amparadas e tenham a convicção mais profunda que “se estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos”. Deus, na sua plenitude amorosa, nunca impede ou impõe algo que não posso realizar. Ele está no meio de nós! Somos extensão de sua presença; somos também, mãos estendidas nas dificuldades da vida. Por isso, celebrar hoje é agradecer a confiança, a certeza de caminharmos juntos, conduzidos pela misericórdia diante das falhas e incertezas, certos da providência e do Amor de Deus em nossas vidas.
Fotos: Divulgação