Notícias
-
Saiba MaisIgreja Católica adota medidas para prevenir transmissão da Covid-19Desde que a Covid-19 começou a circular especialistas vêm alertando sobre a importância dos procedimentos básicos de higiene que cada pessoa deve tomar. E os cuidados devem começar pelo simples ato de lavar as mãos com sabão, da forma correta e muitas vezes durante o dia, além da utilização de álcool gel. Atitudes como essas são uma forma de cuidar uns dos outros, como propõe a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema fala do cuidado.
Por todo o Brasil, as 45 arquidioceses e 217 dioceses têm adotado medidas para prevenir a contaminação e transmissão do coronavírus como forma de evitar que muita gente fique doente ao mesmo tempo e sobrecarregue os hospitais.
No dia 14 de março, a conferência emitiu uma nota “Tempos de esperança e solidariedade” que pede à população que observe de forma irrestrita às orientações médico-sanitárias e autoridades competentes.
A mensagem reconhece que algumas restrições mexem com o jeito dos católicos conviver e celebrar, contudo pede que as orientações sanitárias e de saúde sejam acolhidas como uma contribuição tendo em vista o bem de todos. O tempo, segundo o documento, é de intensificar a oração, elevando os corações ao Deus da vida, no acolhimento de sua Palavra e por uma vivência de renúncias neste tempo Quaresmal.
No regional Sul 2 da CNBB, que compreende o estado do Paraná, os bispos da região publicaram uma nota com recomendações e medidas às paróquias e comunidades a fim de evitar situações que possibilitem o contágio do novo Coronavírus, que tem alarmado o mundo.
- Evitar o aperto de mãos durante a acolhida aos fiéis;
- Não dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso;
- Omitir o abraço da paz;
- Distribuir a comunhão somente sob uma espécie, exclusivamente, na mão, garantindo que o fiel comungue diante do ministro.
No centro-oeste, a arquidiocese de Goiânia (GO) suspendeu todos os eventos envolvendo aglomeração de fiéis, reuniões, encontros, retiros e formações e determinou aos párocos que não realizem celebrações em lugares fechados com grande número de fiéis.
Na região norte, as quatro arquidioceses e três dioceses também emitiram comunicado aos fiéis com orientações de prevenção ao coronavírus. Em Manaus, os grandes eventos e procissões foram cancelados, incluindo a festa de São José, celebrada dia 19 de março, que teria missa campal. Em Macapá, a festa também foi suspensa. Haverá apenas missa na Catedral da cidade em três horários: 7h30, 10h e 19h.
A CNBB Sul 3 divulgou um comunicado oficial, no dia 16 de março, que anuncia a suspensão de todas as atividades em nível regional: encontros, reuniões, assembleias e outros. O texto explica que as medidas são necessárias “diante da atual emergência sanitária internacional e em sintonia com as orientações do Ministério da Saúde, no que se refere ao avanço do Covid-19 (Coronavírus)”. Dom José Gislon, presidente da CNBB Sul 3, reforça ainda a necessidade de que “intensifiquemos nossas orações ao Senhor da vida por todas as vítimas dessa enfermidade, bem como por todos os profissionais da saúde que se esforçam por combater a disseminação dessa grave ameaça à vida de tantas pessoas, especialmente dos mais idosos.”
Fonte: www.cnbb.org.br
-
Saiba MaisEncontro das Paróquia com Carisma Josefino de MurialdoAconteceu entre os dias 06 e 08 de março, no Centro Murialdo em Arniqueiras (DF), o Encontro das Paróquias Josefinas de 2020, proposto a oferecer ferramentas para que todas as nossas paróquias possam cumprir com uma das linhas comuns propostas nas Diretrizes das Paróquias com carisma Josefino – o Plano Pastoral. O evento foi organizado pela Equipe das Paróquias, coordenada pelo Pe. Lídio Roman, composta por mais 6 leigos Hosenilda (Fortaleza), Luzia Nádia (Rio de Janeiro), Marcia (São Paulo), Maria Lucia (Guará), Vera Lucia (Londrina) e Valdmar (Planaltina).
O encontro contou com a presença de 43 participantes de 10 das paróquias da Província, sendo 11 padres, dentre os quais o Provincial, Pe. Marcelino Modelski, 2 fraters e 30 leigos. A equipe responsável pela alimentação e hospedagem foi organizada pela Maria Lucia, e contou com todo apoio dos Leigos de Murialdo da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Iniciando-se na tarde do dia 06, após a abertura feita pelo Pe. Lídio, saudação do Provincial e apresentação dos participantes, foi trabalhada a perícope de Lc 8,40-56 (A cura da filha de Jairo e da mulher com hemorragia) através do método do bibliodrama, conduzido pela Marcia, onde os participantes foram provocados a viver as emoções e os conflitos dos personagens da cena. Logo após, o mesmo texto foi trabalhado pela Nádia em perspectiva pastoral, dividindo os participantes em quatro grupos que deveriam pensar diferentes comunidades, com as características dos personagens: a comunidade da casa de Jairo, da hemorroíssa, de Jesus, e a comunidade do povo. Ao final da dinâmica, cada grupo apresentou o fruto das suas reflexões. Para encerrar a atividade do dia, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelino Modelski e concelebrada pelos padres Luciano e Lídio. Todas as liturgias foram organizadas por Hose e Vera Lucia. Após o jantar, os participantes partilharam livremente a conversa e a Equipe das Paróquias realizou sua reunião com o Pe. Provincial.
No sábado, o dia foi iniciado com o ofício das comunidades, conduzido por Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), rezado à entrada do Centro Murialdo, após o qual se deu o desjejum. Para assessorar o tema central da formação estiveram conosco os Professores Jussara Mendonça de Oliveira Seidel e Vicente Sergio Brasil Fernandes. Na parte da manhã realizaram várias dinâmicas de conscientização corporal, integração dos participantes, sensibilização das emoções e escuta ativa. Na sequência, atividades diversas para se compreender os conceitos e etapas envolvidos em um Plano Pastoral. A parte da tarde foi destinada a “colocar a mão na massa”, identificando os atores envolvidos em um Plano Pastoral, a escolha de prioridades e o treino de algumas etapas da confecção do Plano. Após avaliação dos assessores, o padre Provincial destacou alguns elementos, a importância do Plano e da continuidade dos processos em cada paróquia, sobretudo quando há mudança dos párocos. Encerrando o dia, foi celebrada missa presidida pelo Pe. Lídio, concelebrada pelos padres Cristiano e Geraldo. Na parte da noite as Juventudes se reuniram para avaliar sua caminhada.
Domingo iniciou-se com a missa presidida pelo Pe. Dirceu e concelebrada pelos demais padres, onde também se fez a homenagem pelo dia das mulheres. Após o desjejum, o encontro abriu-se com a palavra da jovem Aline falando sobre a necessidade da valorização do jovem dentro das nossas paróquias como protagonistas, não apenas destinatários das ações e apresentou as conclusões da reunião da JuventudeS da noite anterior. Foi reforçado que nos próximos encontros, cada paróquia traga um jovem dentre seus participantes. Ainda foi destacada a necessidade de se ver as várias configurações jovens da província: paróquias, colégios, faculdades e obras sociais.
Em seguida Valdmar enfatizou a necessidade de cada paróquia ter seu coordenador pastoral e da indispensável colaboração, transparência e alinhamento deste com o pároco. E, por sua vez, o padre, que deve aproximar-se dos jovens, crianças etc. Também tratou sobre a criação dos conselhos paroquiais (onde estes ainda não existam) e da preparação da visita do provincial às paróquias, garantindo seu encontro com as lideranças locais, de preferência em CPP extraordinário.
Pe. Lídio, por sua vez, indagou sobre a forma como a Equipe pode ajudar as Paróquias, sugerindo o levantamento das necessidades a partir da visita do Provincial. Agradeceu aos envolvidos na organização do Encontro das Paróquias e a participação efetiva de todos nas atividades propostas.
O Provincial, Pe. Marcelino tomou a palavra para destacar a importância de se pensar a centralidade carismática dentro das paróquias Josefinas, pois não somos paróquias diocesanas, mas portamos um carisma que deve ser vivenciado na comunidade e partilhado por ela. Relembrou que, quando se trata de uma paróquia diocesana, o Bispo a confia ao padre diocesano, mas em se tratando de uma paróquia administrada por padres de uma Congregação religiosa, é à comunidade local que a confia, para que nesta se viva e desenvolva o carisma peculiar da Congregação, que é um dom da Igreja. Portando, nas Paróquias com Carisma Josefino de Murialdo o cuidado das crianças, adolescentes e jovens é transversal, já que é parte constitutiva própria do carisma. Sob este ponto de vista, enfatizou que o padre precisa estabelecer o foco e chamar a comunidade a se comprometer com ele e com as ações que identificam o carisma. Falou da preocupação em se oferecer ferramentas e formação suficientes aos novos padres que estão assumindo como párocos. Apresentou, também algumas sugestões a fim de que a Equipe das Paróquias possa assessorar aquelas comunidades que tenham dificuldades de implementação das diretrizes. E pontuou que neste ano, a coleta da solidariedade, a ser promovida até julho, será em favor da paróquia Nossa Senhora de Fátima, sediada em São Luiz do Maranhão.
Ao final, estabeleceu-se o mês de março de 2021 para o próximo Encontro das Paróquias e lançou-se a sugestão de que o tema seja “A questão carismática – a centralidade da criança, adolescente e jovens”. O encontro encerrou com o almoço, durante o qual as mulheres presentes foram homenageadas com uma rosa.
Por Marcia Bertolino e Luzia Nádia
-
Saiba MaisPadre Idair Bonadiman toma posse na Paróquia São Benedito (SP)No domingo, 01 de março, aconteceu a celebração da eucaristia e rito de tomada de posse do Padre Idair Bonadiman como novo pároco da Paróquia São Benedito, localizada no bairro do Jaçanã, em São Paulo. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de São Paulo Dom Jorge Pierozan, e concelebrada pelo Provincial da Congregação de São José - Josefinos de Murialdo, Padre Marcelino Modelski, pelo Vigário Paroquial Padre Jacob Yeboah e pelo Padre Osmar, do clero de Belém do Pará.
A comunidade, em número expressivo, se fez presente e acolheu com alegria o novo pároco no empenho de unir forças, dons e talentos para juntos servirem ao Reino. Após a celebração, todos foram convidados à confraternização que aconteceu no espaço esportivo paroquial.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisPlanaltina comemora 25 anos da Paróquia Santa Rita de CássiaNeste ano, a Paróquia Santa Rita de Cássia, animada pelos religiosos Josefinos de Murialdo, Pe. Lídio Roman (Pároco) Pe. Antônio Castro Lima, Pe. Ricardo Testa, Pe. Ari Marin e Pe. Luis Carlos dos Reis (Vigários Paroquiais) celebra seus 25 anos de história, voltados à nova evangelização. A agenda das festividades conta com vários eventos que vão ocorrer durante este ano jubilar. Nesta semana, ocorreu a Santa Missa de Ação de Graças.
A criação da paróquia veio para atender a crescente demanda de fieis e o aumento populacional da cidade de Planaltina (DF). Atualmente, além da matriz, a paróquia tende 4 comunidades urbanas e 12 comunidades rurais.
A HISTÓRIA
Paróquia Sta. Rita de Cássia: No dia 5 de dezembro de 1968, os barracos existentes em Brasília, junto ao Iate Clube, foram transferidos para Planaltina, junto com a imagem de Santa Rita.
Na área destinada para templo religioso, sendo então pároco Pe. Jurandir Ribeiro, construiu-se um barraco-capela. Em 14 de janeiro do mesmo ano, o Pe. Aleixo Susin ali celebrou a primeira Missa. O início da construção da igreja aconteceu em fevereiro de 1969
A capela Sta. Rita de Cássia foi elevada à matriz da nova paróquia, e criada pelo Cardeal José Freire Falcão, no dia 19 de fevereiro de 1995, sendo nomeado o Pe. Agustinho A. Vidor como primeiro pároco. Os Josefinos deixaram a organização paroquial precedente e receberam outro território paroquial, com capelas na região urbana e muitas comunidades rurais.
Elevada à paróquia e com enorme afluxo de fiéis, projetou-se a construção de um novo templo, iniciando pela edificação do centro comunitário, em julho de 2003. No dia 17 de maio de 2013 a comunidade foi duramente provada, pois um incêndio de grandes proporções avariou severamente o templo. Refeitos do desânimo provocado, a comunidade e os devotos de Sta. Rita recolocaram-no em dia e foi reinaugurado em 14 de junho de 2014.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisOrdenação Sacerdotal de Antonio de Castro LimaEm uma emocionante celebração eucarística realizada no dia 26 de janeiro de 2020, aconteceu a ordenação sacerdotal do religioso Josefino, Antônio de Castro. A Santa Missa, realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima - São Cristóvão, em Fortaleza (CE),foi presidida pelo arcebispo de Santarém (PA), D. Irineu Roman e concelebrada por muitos sacerdotes, dentre eles o provincial dos Josefinos, Pe. Marcelino Modelski. A igreja local ficou pequena para acolher tantos fiéis, religiosos, familiares e amigos do néo-sacerdote. Antônio escolheu como lema de Ordenação: “E vos darei pastores conforme o meu coração” (Jr 3,15). Pe. Antônio recebeu a missão de trabalhar como vigário paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF).
Ao neo-sacerdote Pe. Antonio de Castro nosso carinho, estima e prece.
MENSAGEM DE PE. ANTÔNIO: Neste tempo de discernimento vocacional e formação na Congregação de São José, a infinita bondade de Deus me concedeu contar com a oração e ajuda de muita gente querida, a começar pela minha família sanguínea e religiosa. Ser Josefino de Murialdo é viver na certeza que estamos nas mãos de Deus e, estando nas mãos Deus, estamos também nas mãos e no coração de muitas pessoas que edificam diariamente nossa vocação e trabalho pela oração sincera e gratuita. Expresso aqui a minha gratidão e peço que continuem rezando por nós, religiosos Josefinos de Murialdo. Que cada vez mais possamos configurar a nossa doação de vida e trabalho junto às crianças, adolescentes e jovens a ação de Cristo no mundo.
Fotos: Divulgação
-
Saiba MaisCristiano Parnahiba é ordenado SacerdoteNo sábado, 25 de janeiro, o religioso Josefino, Cristiano ParnahibaSouza foi ordenado sacerdote. Ele escolheu como lema de ordenação “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). A celebração eucarística, presidida pelo arcebispo D. Irineu Roman, aconteceu no Instituto Maria Imaculada, em Pacoti (CE). A cerimônia contou com centenas de fiéis e inúmeros religiosos, religiosas e sacerdotes, dentre eles o provincial Pe. Marcelino Modelski.
Pe. Cristiano nasceu no dia 24 de novembro de 1986, em Pacoti, realizou o processo de formação em várias comunidades religiosas Josefinas, entre elas, a Teologia, em Londrina (PR). A partir deste ano, ele assumirá a missão de Vigário Paroquial e Diretor da Obra Social dos Josefinos em Fortaleza (CE).
Ao Pe. Cristiano, nossa prece e estima e votos de muita fidelidade enquanto “pastor” do povo de Deus.
MENSAGEM DE PE. CRISTIANO PARNAHIBA SOUZA: A caminhada vocacional iniciou quando eu ainda era criança. Minha família sempre participou da Igreja. Fui catequizado por minha avó materna e por minha tia, grandes catequistas da comunidade. E eu buscava estar ligado a tudo o que acontecia na pequena comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Procissões, novenas, festejos e visitas as casas. Até então, não tinha noção do que queria para mim no futuro. Como diz o Evangelho de Lucas: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita” (Lc 10,1-2). Senti esse apelo quando comecei a participar das santas missões populares. E foi justamente em uma missão que recebi o convite para participar de um grupo vocacional. Ingressei na Congregação de São José em 2008, em Fortaleza (CE). Uma experiência marcante na minha história. Agradeço a Deus pela longa estrada percorrida e pela que ainda hei de percorrer, se não fosse pela misericórdia divina eu não sei onde estaria. Vocação é dizer sim a cada dia que me levanto e perceber que estou vivenciando um projeto que não é meu, e sim, de Deus. E tudo o que é d´Ele permanece.
Fotos: Divulgação