Notícias
-
Saiba MaisEleito Conselho Geral para sexênio 2018 a 2024O XXIII Capítulo Geral da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo (com representantes dos religiosos das 16 nações onde a Instituição se faz presente), reunido em Quito (Equador), de 03 a 24 de junho, elegeu, o Conselho Geral para sexênio 2018 a 2024.
No dia 12 de junho, o italiano padre Túlio Locatelli foi eleito novo superior geral da Congregação. Na quinta-feira, 14 de junho, os trabalhos do Capítulo Geral estiveram focados no trabalho de preparação do documento final, organização para o próximo sexênio do Conselho Geral, bem como na eleição do novo vigário geral da Congregação. Com votos da maioria dos delegados, o brasileiro e gaúcho Pe. Nadir Poletto foi o escolhido. Pe. Nadir disse: "Eu não esperava, mas aceito!". Após a eleição, foi celebrada a missa, presidida pelo bispo José de Sucumbíos (Equador), Dom Celmo Lazzari.
Já no dia 15 de junho, foram escolhidos os três Conselheiros Gerais restantes. São eles: Pe. Juan Flores, do Equador (Tesoureiro Geral); Pe. Salvatore Curro, da Itália (Conselheiro); e Pe. Misihadas Govidan, da Índia (Conselheiro).
No dia 17 de junho, os participantes do Capítulo Geral participaram de uma celebração na cidade de Ambato. Após a missa, ocorreu um momento cultural, com teatro, música, dança e muita alegria. Para finalizar o dia com chave de ouro, as capitulares visitaram a comunidade das Irmãs Murialdinas que acolhem crianças empobrecidas.
Na segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de junho, foi dado continuidade às análises dos documentos das Comissões. Já na quarta-feira, dia 20 de junho, o Capítulo contou com a presença do arcebispo de Quito, Dom Fausto Gabriel Travez. O religioso presidiu a eucaristia, onde lembrou que Murialdo e seu carisma são para toda a Igreja.
O XXIII Capítulo Geral da Congregação dos Josefinos de Murialdo, está acontecendo no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, em Quito, no Equador, com o tema: “Caminhando com os jovens, à escuta de um mundo em mudança, anunciamos a alegria do Evangelho, na partilha do carisma”. A delegação do Brasil conta com cinco participantes: Pe. Marcelino Modelski, Pe. Nadir Poleto e Pe. Dirceu Rigo, além do Provincial, Pe. Antônio Lauri de Souza e do leigo, Elo João Back.
-
Saiba MaisPe. Nadir Poletto é o novo vigário geralNa quinta-feira, 14 de junho, os trabalhos do Capítulo Geral estiveram focados no trabalho de preparação do documento final, organização para o próximo sexênio do Conselho Geral, bem como na eleição do novo vigário geral da Congregação.
Com votos da maioria dos delegados, o brasileiro e gaúcho Pe. Nadir Poletto foi eleito o brasileiro Pe. Nadir Poletto. Muito emocionado, Pe. Nadir disse: "Eu não esperava, mas aceito!". Em seguida, aconteceu a profissão de fé e o abraço fraterno com os capitulares. Após a eleição, foi celebrada a missa, presidida pelo bispo José de Sucumbíos (Equador), Dom Celmo Lazzari.
Pe. Nadir nasceu em 8 de novembro de 1970 em Vista Alegre do Prata (RS). Ele professou os votos em 30 de janeiro de 1993 e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 2001. Ele trabalhou na Pastoral Vocacional, foi formador de teólogos em Viterbo (Itália) e atualmente era formador dos filósofos em Brasília (DF).
Os trabalhos do Capítulo Geral continuam até o dia 24, com planejamento e eleição dos demais conselheiros gerais.
Ao Padre Nadir, nosso grande abraço, oração e estima.
-
Saiba MaisPadre Túlio Locatelli é eleito Superior GeralO XXIII Capítulo Geral da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo (com representantes dos religiosos das 16 nações onde a Instituição se faz presente), reunido em Quito (Equador), elegeu, nesta terça-feira, 12 de junho, o padre Túlio Locatelli, como novo superior geral da Congregação.
Padre Túlio nasceu no interior da Ilha (Bergamo - Itália) em 6 de abril de 1951, ingressou na Congregação em 29 de setembro de 1968 e foi ordenado sacerdote, em Viterbo, no dia 17 de março de 1979. Trabalhou nos Seminários de Valbremo e de Bergamo; foi vice-diretor e reitor do Instituto Filosófico teológico São Pedro, foi superior da Província Italiana (2006-2012) e conselheiro e secretário-Geral (2012-2018).
Assim, Padre Túlio é o 11º sucessor de São Leonardo Murialdo. Tem a missão de coordenar a Congregação de São José – Josefinos de Murialdo nascida em Turim (Itália), em 1873, em prol das crianças, adolescentes e jovens empobrecidos. Atualmente, a Congregação conta com 500 religiosos (irmãos e padres), espalhados em cerca de 105 comunidades, presentes em 16 países do mundo.
O XXIII Capítulo Geral da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo terá continuidade até o dia 24 de junho.
-
Saiba MaisFalece Irmão José Valderez Matos GonçalvesNa tarde desta terça-feira, 12 de junho, no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul (RS) faleceu o religioso Josefino, Irmão José Valderez Matos Gonçalves, vítima de câncer. O velório está ocorrendo no CTG Ginetes da Tradição, em Ana Rech (Caxias do Sul) e, às 16 horas, ocorrerá a missa de corpo presente. Após, o religioso será sepultado no Jazigo dos Josefinos de Murialdo.
Alguém escreveu: “O guerreiro descansou... foi valente, lutou bravamente e hoje merece o descanso eterno. Vai em paz meu amado, tio Valderez!
-
Saiba MaisTrabalho Capitular e CuriosidadesTrabalho Capitular
Após a leitura do Relatório Moral e Econômico, cada Província encontrou-se para uma breve “leitura” do relatório. Ontem, 11 de junho, o dia todo foi dedicado para as discussões e reflexões sobre o mesmo e, em seguida, o Conselho Geral teceu alguns esclarecimentos e observações que servirão também para orientar os próximos passos na definição das deliberações. Todo reconhecimento ao atual Conselho Geral pelo trabalho realizado.
Curiosidades
Algumas estatísticas da Congregação também foram apresentadas nos materiais disponíveis para os Capitulares e no Relatório Moral.
Seguem para conhecimento de todos e compartilhamos alguns dados interessantes:
1. Josefinos hoje no mundo: 513 (dos quais 378 sacerdotes, 31 irmãos religiosos e 104 em formação).
2. Seminaristas Josefinos em formação: 104 (dos quais 30 filósofos, 30 estagiários, 44 teólogos).
3. Noviços: 17
4. Idade média dos Josefinos: 54,3 anos
5. Total de Josefinos na história: 2.941
6. Comunidades Josefinas no mundo: 105, agrupados em 9 organismos (ou províncias) e espalhados em 16 países (Albânia, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Itália, México, Nigéria, Romênia, Sierra Leone, Espanha, EUA)
7. Bispos Josefinos: 4
8. Josefinos no Capítulo Geral: 39. Irmã Murialdina: 01. Leigos convidados: 5 Total de participantes: 45
9. Capitular mais velho: Pe. Lorenzo Tosco (EUA)
10. Capitular mais jovem: Pe. Shine John (Índia)
11. Capitular com mais participações: Pe. Lorenzo Sibona (Itália), 6 vezes
12. Capitulares em sua primeira participação: 16
-
Saiba Mais2º Dia de Atividades do Capítulo GeralNesta segunda-feira, 4 de junho, ocorreu o segundo dia do Capítulo Geral, em Quito no Equador que foi chamado “Dia da Iluminação, Oração e Reflexão”. Além disso, os religiosos também chamaram de “Dia Josefino Episcopal”, pela presença dos três bispos: Mons. Irineu Roman (Bispo Auxiliar de Belém – Brasil), que realizou uma conferência na manhã sobre o tema “Anunciamos a alegria do Evangelho” e presidiu a Eucaristia; Dom Celmo Lazzari (Bispo de Sucumbios – Equador); Dom Adelio Pasqualotto (Bispo de Napo – Equador).
O dia foi marcado pela alegria que todos os capitulares acolheram os bispos. Além disso, os três sacerdotes receberam uma estola comemorativa do Capítulo Geral e uma cruz peitoral dos Josefinos, em prata, feita na índia.
Durante a tarde, o P. Cesare Cotemme realizou uma segunda conferência intitulada “Caminhando com os jovens e ouvindo o mundo em mudança”. Após, houve um debate sobre as duas conferências do dia.
O evento também conta com a presença do Conselho geral completo das Irmãs Murialdinas. O encontro com o bispo Josefino, Dom Pablo Mietto é esperado no final do Capítulo, durante a visita a Tena e Archidona.
Fotos: Divulgação