Notícias
-
ANALAM realiza Congresso Regional dos Leigos Amigos de Murialdo do Regional 01 – RS/SC
No sábado, 1º de julho, os Leigos Amigos de Murialdo dos Núcleos da Serra Gaúcha, Porto Alegre e Araranguá (SC) participaram do Congresso Regional – Região Sul I, promovido pela Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM). O encontro aconteceu na Associação Protetora da Infância, em Porto Alegre (RS) e teve como tema Profecia e Carisma – Palavra de Deus, Pensamento Social da Igreja e a prática de um santo – Pe. João Schiavo.
O evento iniciou com uma acolhida e os presentes foram recebidos com um lanche. A abertura do Congresso contou com o pronunciamento do presidente do Núcleo local; da presidente da ANALAM, Carmelita Fontanella; da provincial da Irmãs Murialdinas, Irmã Cecília Ferrasa e o provincial do Josefinos de Murialdo, Pe. Antonio Lauri de Souza. As autoridades destacaram a importância do Congresso, a missão do Leigo Amigo de Murialdo e o maravilhoso testemunho do Pe. João Schiavo.
Após, aconteceu a palestra “Pensamento Social da Igreja”, ministrada pelo Pe. Lauri. Em seguida, Pe. Geraldo Boniatti conversou sobre “A Prática de um Santo: Pe. João Schiavo”. Os presentes também participaram de um almoço de confraternização.
Durante a tarde, as crianças e os adolescentes da Obra Social Murialdo de Porto Alegre realizaram uma apresentação cultural a partir de sua realidade. Mais tarde, Elo João Back abordou a temática “Do Carisma de Murialdo à dimensão da oração. ” Ele motivou os participantes para partilharem como são os momentos de oração em cada núcleo e obra social Murialdo.
Em seguida, aconteceu um trabalho de grupo onde aprofundou-se as temáticas das palestras da manhã. O encerramento do Congresso foi marcado pela Celebração Eucarística, que contou com a presença dos membros da Assembleia Estadual da Pastoral do Menor.
Para a Leiga Amiga de Murialdo Rosângela Henning, o Congresso Regional da ANALAM, além de proporcionar um encontro entre os núcleos, fez com que todos refletissem sobre a espiritualidade, assim como, a oração na comunidade, na obra social e na família. “São momentos como esse que faz com que nos unamos cada vez mais. Assim, termos atitudes, ações e levamos o carisma de São Leonardo Murialdo em defesa às crianças e adolescentes”, argumentou.
Fotos: Elo João Back
-
O religioso Joseilton Ramos dos Santos é ordenado sacerdote
No sábado, 15 de julho, na Paróquia São Francisco das Chagas, de Barra (BA), pela imposição das mãos de Dom Luiz Flávio Cappio, foi ordenado sacerdote o diácono Joseilton Ramos dos Santos (Kazé). Estiveram presentes vários confrades josefinos e o superior provincial padre Antônio Lauri de Souza, familiares, amigos e fiéis.
Pe. Kaze trabalha com as juventudes Murialdo e desempenha sua missão junto ao Murialdo Porto Alegre. Desejamos a ele muitas felicidades, bênçãos e alegrias.
JOSEILTON RAMOS DOS SANTOS: nasceu no dia 8 de abril de 1985 na cidade de Barra (Bahia). Filho de Gilberto Lopes dos Santos e Heleni Silva Ramos (In memória) e adotivo de Iodeto Irineu Cunha e Joselita Lopes Cunha. Na adolescência sentiu o chamado à Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal. Em 2006, ingressou como aspirante na comunidade dos Josefinos de Murialdo em Ibotirama (BA). De fevereiro a outubro de 2007, viveu a experiência no Postulado Josefino de Murialdo em Londrina (PR). De outubro de 2007 a outubro de 2008, fez o noviciado, professando a 1ª Profissão Religiosa (Votos de Pobreza, Castidade e Obediência), no dia 25 de outubro, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul (RS). Nos anos de 2009 e 2010, residiu em Brasília e iniciou estudos de Filosofia na Universidade Católica de Brasília. Em 2011 e 2012, fez estágio pastoral (Magistério) junto à comunidade de Ibotirama (BA) e concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (DF). Em 2013, retornou a Londrina (PR) para cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No dia 08 de janeiro de 2014, na Capela do Seminário de Fazenda Souza recebeu o ministério de leitor. No dia 09 de janeiro de 2015 recebeu o ministério de acólito. No dia 10 de janeiro de 2015 em Fazenda Souza fez a Profissão Perpétua. De 2015 a julho de 2016, concluiu a Especialização em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE/Belo Horizonte (Presencial Modular); em 2016 finalizou o Curso de Teologia na PUCPR e atualmente exerce sua missão na Associação Protetora da Infância, em Porto Alegre (RS).
-
Ordenação Presbiteral de Joseilton Ramos dos Santos
“Felizes os puros de coração porque verão a Deus” (Mt 5,8)
O diácono Joseilton Ramos dos Santos (Kazé), é ordenado sacerdote Josefino de Murrialdo no dia 15 de julho de 2017 na Paróquia São Francisco das Chagas, de Barra (BA) pela imposição das mãos e oração Consecratória de Dom Luiz Flávio Cappio.
JOSEILTON RAMOS DOS SANTOS: nasceu no dia 8 de abril de 1985 na cidade de Barra (Bahia). Filho de Gilberto Lopes dos Santos e Heleni Silva Ramos (In memória) e adotivo de Iodeto Irineu Cunha e Joselita Lopes Cunha. Na adolescência sentiu o chamado à Vida Religiosa Consagrada e Sacerdotal. Em 2006, ingressou como aspirante na comunidade dos Josefinos de Murialdo em Ibotirama (BA). De fevereiro a outubro de 2007, viveu a experiência no Postulado Josefino de Murialdo em Londrina (PR). De outubro de 2007 a outubro de 2008, fez o noviciado, professando a 1ª Profissão Religiosa (Votos de Pobreza, Castidade e Obediência), no dia 25 de outubro, em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul (RS). Nos anos de 2009 e 2010, residiu em Brasília e iniciou estudos de Filosofia na Universidade Católica de Brasília. Em 2011 e 2012, fez estágio pastoral (Magistério) junto à comunidade de Ibotirama (BA) e concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (DF). Em 2013, retornou a Londrina (PR) para cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No dia 08 de janeiro de 2014, na Capela do Seminário de Fazenda Souza, recebeu o ministério de leitor. No dia 09 de janeiro de 2015 recebeu o ministério de acólito. No dia 10 de janeiro de 2015 em Fazenda Souza fez a Profissão Perpétua. De 2015 a julho de 2016, concluiu a Especialização em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE/Belo Horizonte (Presencial Modular); em 2016 finalizou o Curso de Bacherel em Teologia na PUCPR e atualmente exerce sua missão na Associação Protetora da Infância, em Porto Alegre (RS).
-
3 ORDENAÇÕES DIACONAIS
No último dia 20 de maio de 2017 na Igreja São Leonardo Murialdo, pertencente a Paróquia Cristo Bom Pastor em Londrina-Paraná confiada a nossa congregação, com o lema: “Eu vim para Servir” (cf. Mc 10,45), foram ordenados diácono pela imposição e prece de ordenação de Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano de Cornélio Procópio e administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina, os fratres CIRO KENEDY JOÃO CÁ, IBER SOMPI MALÚ ambos da vice-província da África e LUCIANO COSTA PEREIRA da província brasileira, na presença de vários confrades josefinos e nosso superior provincial padre Antônio Lauri de Souza, familiares e amigos. Celebramos também com muita alegria a festa do nosso querido fundador e padroeiro da comunidade São Leonardo Murialdo.
Os Jovens Ciro e Iber ambos da Giné-Bissau, vieram para o Brasil e iniciaram sua experiência missionário nas comunidades de Belém do Pará e Ana Rech (Caxias do Sul), e o jovem Luciano C. Pereira fizera seu magistério na comunidade do Rio de Janeiro, todos vieram para Londrina no ano de 2014 onde iniciaram seus estudos teológicos, onde permanecem até o fim deste ano quando concluem essa etapa formativa e irão integrar as comunidades da nossa congregação.
Parabéns aos neo-diáconos!
Fr. Elves Bessa
-
“Juventude Murialdina: Sonhos e desafios” foi tema do IV Murialdo Jovem
Nos dias 18 e 19 de maio, no Centro de Eventos e Hospedagem Murialdo em Fazenda Souza (Caxias do Sul – RS) ocorreu o IV MuriJovem - Encontro de Jovens da Rede Murialdo, com a presença de aproximadamente 80 estudantes com perfis de liderança, da Rede Murialdo de Educação (Colégios Murialdo de Araranguá – SC; Murialdo Ana Rech; Murialdo Caxias e Murialdo Porto Alegre), acompanhados por professores.
Neste ano, o tema do encontro foi “Juventude Murialdina: Sonhos e desafios”. Foram realizadas palestras e dinâmicas que desempenharam um papel extremamente importante para a integração do grupo. Além disso, a famosa trilha marcou o encontro. Por fim, ocorreu a despedida: repleta de fotos, abraços de saudade e os últimos olhares de melhores amigos antes da partida. Importa educar o coração. Educamos o coração, a mente e o futuro, de todas os seres incomparáveis que são os nossos jovens.
Durante o IV MuriJovem - Encontro de Jovens da Rede Murialdo, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e confraternizar com colegas de toda a rede Murialdo.
Fotos Volga e Daniela Basso
-
Nota da CNBB sobre o Momento Nacional
“O fruto da justiça é semeado na paz” (Tg 3,18).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio de sua Presidência, unida aos bispos e às comunidades de todo o país, acompanha, com espanto e indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a Constituição, Art. 37, é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra, sob pena de não poder exercer o cargo que ocupa.
Tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum.A superação da grave crise vivida no Brasil exige o resgate da ética na política que desempenha papel fundamental na sociedade democrática. Urge um novo modo de fazer política, alicerçado nos valores da honestidade e da justiça social. Lembramos a afirmação da Assembleia Geral da CNBB: “O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre os interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção”. Recordamos também as palavras do Papa Francisco: “Na vida pública, na política, se não houver a ética, uma ética de referimento, tudo é possível e tudo se pode fazer” (Roma, maio de 2013). Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito.
Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nos ajude a caminhar com esperança construindo uma nova sociedade.