Notícias
-
Retiro de Formação reúne profissionais e leigos amigos de Murialdo
Sábado, 8 de abril, foi um dia muito especial para os profissionais da Rede Murialdo: Colégios de Ana Rech e Centro, Faculdade, Gráfica, Ação Social (Centro Educativo, Centro de Formação Profissional e Casas Lar) e Leigos Amigos de Murialdo – Núcleo CTS. Sob assessoria do Pe. Geraldo Boniatti, aconteceu um retiro de formação dedicado à convivência, reflexão, oração e misericórdia de Deus.
O evento iniciou com a recepção aos presentes e, após, aconteceu um momento de espiritualização com a presença das educandas Tamaichele dos Santos e Vitória Rech e animado pelo professor José Leandro Marchesini e pela educadora Rosangela Hennig. Em seguida, o diretor Pe. Raimundo Pauletti dirigiu sua palavra e falou sobre a importância da atividade para toda a instituição. “É um momento especial para todos nós, pois como cristãos estamos entrando na Semana Santa, onde celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Que este acontecimento nos torne cada vez mais solidários e irmãos”, salientou.
De forma didática, dialogada e contextualizada, Pe. Geraldo conduziu a reflexão sobre “Murialdo na contemporaneidade”. O religioso resgatou a história de Murialdo, sua missão, carisma e espiritualidade e disse que cada profissional da Instituição é chamado a ser o continuador de Murialdo. “As pessoas que se aproximam da gente, especialmente as crianças e adolescentes precisam experimentar o amor fraterno, a acolhida. É necessário chegar primeiro ao coração da pessoa para depois atingir a razão”, ressaltou. O sacerdote também contou a história de vida e missão do Pe. João Schiavo que será beatificado no dia 28 de outubro, nos Pavilhões da Festa da Uva.
Para o analista de marketing Jerônimo Galvan, o evento foi muito interessante e aproximou as pessoas ao DNA da instituição. “Momentos assim são muitos especiais para o desenvolvimento do nosso interior. A gente passa a refletir melhor sobre as nossas atitudes e escolhas. Murialdo e Schiavo viveram a plenitude do amor e nós somos chamados a fazer o mesmo”, afirmou.
O retiro foi finalizado com a Celebração Eucarística voltada ao Domingo de Ramos e à oração pela paz do mundo, especialmente pela Síria.
-
Beatificação do Pe. João Schiavo será no dia 28 de outubro, nos Pavilhões da Festa da Uva
A beatificação do Padre João Schiavo já tem data marcada: será no dia 28 de outubro deste ano, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). A celebração será dirigida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato e contará com a organização da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), da Congregação das Irmãs Murialdinas de São José, da Associação dos Amigos do Pe. João Schiavo e da comunidade de Caxias do Sul. Para o evento, são esperados milhares de fiéis brasileiros e, também, estrangeiros.
Pe. João Schiavo viveu 35 anos no Brasil e sua intercessão se deve a um caso de cura em Caxias do Sul, ocorrido em 1997 e confirmado em 2016 pelo Vaticano. O milagre ocorreu quando Juvelino Carra, que sofria de problemas intestinais, foi encaminhado para uma cirurgia de emergência. No hospital, o médico Ademir Cadore verificou que se tratava de uma trombose no intestino delgado, um quadro irreversível. O médico desistiu da cirurgia e encaminhou o paciente a UTI, de forma que fosse acompanhado até sua morte.
Ao receber a notícia de que não haveria o que fazer, a esposa de Juvelino, Lourdes que se apegou fortemente a um santinho de João Schiavo e orou para que o padre intercedesse por seu marido. Aos poucos, Juvelino apresentou sinais de melhora, para surpresa de todos. Em sete dias, ele teve alta do hospital sem apresentar problemas ou sequelas.
Após 12 anos do ocorrido, a família Carra e a equipe médica foram entrevistadas pelas autoridades da Medicina do Vaticano, que atestaram a veracidade dos fatos e a saúde de Juvelino. Dessa forma, elas deram seguimento a formalidade da beatificação do Padre João Schiavo.
Sobre João Schiavo: o sacerdote nasceu no dia 8 de julho de 1903, na Itália e, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote. Em 1931 partiu para o Brasil, onde chegou na cidade de Jaguarão (RS). Já em 25 de novembro do mesmo ano, transferiu-se para Ana Rech e começou a trabalhar no Colégio Murialdo. A partir de 1935, mudou-se para o bairro Galópolis, onde dirigiu uma escola e a paróquia. Em 1937, ele assumiu a direção do Colégio Murialdo e a coordenação dos religiosos Josefinos, em Ana Rech. A partir de 1956, o sacerdote passou a residir no Seminário Josefino de Fazenda Souza e se dedicou à formação das Irmãs Murialdinas de São José. No ano de 1966, Pe. João foi internado com complicações no fígado causadas por uma hepatite. Em 1967, faleceu aos 63 anos.
-
Ir. Pedro Paulo da Silva Jr. professa Votos Perpétuos
No sábado, 18 de março, às 19 horas, na Igreja Matriz São Leonardo Murialdo (Caxias do Sul – RS) o religioso Josefino, Ir. Pedro Paulo da Silva Júnior professou os votos perpétuos na Congregação de São José. Familiares, amigos e religiosos lotaram o templo para a Celebração Eucarística presidida pelo padre Joacir Della Giustina.
Ir. Pedro escolheu como lema de vida um pensamento a partir do Testamento de Murialdo: “Tu, ó Senhor, olha-me com bondade, perdoa-me com misericórdia, socorre-me com amor”.
Os religiosos vivem como testemunha radical de Jesus Cristo, como sinal visível de Cristo libertador, a total disponibilidade a Deus, à Igreja e aos irmãos e irmãs, a total partilha dos bens, o amor sem exclusividades, a consagração a um carisma específico, numa comunidade fraterna.Biografia:
Pedro Paulo da Silva Junior nasceu em 15 de fevereiro de 1986, natural de Laguna (SC), conheceu a Congregação de São José aos 13 anos de idade por meio do Pároco Edemir João de Souza, residente de sua paróquia. Ainda na oitava série do ensino fundamental, começou a realizar os cursinhos para ingressar no Seminário São José, no município de Orleans (SC) sendo supervisionado pelo Pe. Vilmar Roecker.
Em 2002 ingressou no Seminário Menor passando pelas casas de formação de Orleans/SC e Araranguá/SC, onde concluiu seus estudos no Ensino Básico. Graduou-se em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, com especialização em História Social; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Após isso, concluiu o mestrado com os Jesuítas em Gestão Educacional. Realizou o postulado Josefino em Londrina/PR e o noviciado em Fazenda Souza. Após professar os primeiros votos foi encaminhado para a comunidade do Centro Técnico Social onde fez o seu magistério.
Como religioso exerce as funções de vice-diretor do Colégio e Faculdade Murialdo, referência religiosa na Ação Social e Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade Murialdo, também foi catequista na Paróquia São Leonardo Murialdo e é ecônomo da comunidade religiosa. -
BOAS NOTICIAS
Neste abençoado sabado, 18 de março de 2017, vespera da Festa de São José, nossa Congregação esteve repleta de belos e abençoados eventos:
+ O primeiro foram as 5 ORDENAÇÕES DIACONAIS de:
VICTOR ABREU RIBEIRO - Brasil
CHRISTIAN TERHEMBA ANGURUM - Nigeria
FELIX BEMPAH - Ghana
FRANCISCO OCANTE RODRIGUES CÓ - Guinea Bissau
FREDRICK ALORBU - Ghana
Acontecidas em Viterbo - Italia.
+ O segundo foi a PROFISSÃO DE VOTOS PERPÉTUA de
Ir. PEDRO PAULO DA SILVA JUNIOR, na Paroquia S. Leonardo Murialdo, Caxias do Sul.
Victor Abreu Ribeiro é de Planaltina - DF e faz seus estudos teologicos em Viterbo Italia onde se prepara para o sacerdócio.
Ir. Pedro Paulo da Silva Junior é de Laguna - SC e atualmente exerce seu ministério como Vice-Diretor do Colégio Murialdo em Caxias do Sul e Coordenador de Extensão da Faculdade
-
Celebrações marcam 50º da morte do Pe. João Schiavo
Religiosos dos Josefinos de Murialdo, Irmãs Murialdinas de São José e numerosos devotos celebraram o 50º da morte do Venerável Pe. João Schiavo tanto em Fazenda Souza (Caxias do Sul), local do seu túmulo, quanto em Santo Urbano (Vicenza- Itália), sua terra natal. Ambas as celebrações foram precedidas de ampla divulgação e preparação espiritual.
A seguir, apresentamos sobre a celebração em S. Urbano, terra onde nasceu o Pe. João, situada nas ridentes colinas a oriente da cidade de Vicenza. A cerimonia realizou-se na igreja paroquial, no domingo, 29 de janeiro, onde o Pe. João celebrou a sua primeira missa solene no dia 24 de julho de 1927.
A cerimônia foi muito linda e participada: a de Santo Urbano é verdadeiramente uma fervorosa comunidade de extraordinária generosidade. Essa comunidade destaca-se pelo importante número de sacerdotes missionários, nas obras dos Josefinos e de outras congregações pelo mundo. Como recompensa, o bom Deus os presenteou dentre eles um Beato e uma irmã Mártir na África.
Participaram da celebração o Pároco local, a Superiora Geral da Irmãs Murialdinas Ir. Orsola Bertolotto; o Vigário Geral dos Josefinos de Murialdo Pe. Alejandro Bazan, que presidiu a celebração; a Sra. Annamaria Trevisan, pintora do quadro situado na parede direita da abside da igreja (inaugurado nessa ocasião) e numerosos religiosos Josefinos e Irmãs Murialdinas, religiosas de várias congregações e parentes do Pe. João e povo de S. Urbano e cidadezinhas vizinhas.
Tudo muito simples, mas muitíssimo eficaz. Os pronunciamentos dos mais representativos destacaram a santidade do Pe. João como a de um sacerdote de vida integra, simples, humana (também com seus defeitos), mas extraordinária no ordinário da vida de sacerdote, formador, superior da Província Brasileira, iniciador no Brasil da Irmãs Murialdinas, promotor da educação escolástica da juventude, apaixonado na acolhida e atenção aos meninos pobres e orientador de almas através de contatos pessoais, confissões e orientação espiritual.
Uma pequena caravana de conterrâneos e parentes do Pe. João virá da Itália para participar da Cerimônia de Beatificação a realizar-se em Caxias do Sul, aos 28 de outubro de 2017.
-
Confirmada a Beatificação do Pe. João Schiavo
Será 28 de outubro de 2017 (sábado) a beatificação do Pe. João Schiavo. A celebração, presidida pelo Cardeal Angelo Amato, da Congregação para a Causa dos Santos, acontecerá em Caxias do Sul, RS (Brasil).
Em 14 de dezembro de 2012 o Papa Francisco havia recebido em audiência, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Card. Angelo Amato, S.D.B.. No decorrer da audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação a promulgar 17 decretos, entre os quais o reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus, João Schiavo, Sacerdote da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo).
Visite também a pagina do facebook, sempre com noticias sobre o Pe. João Schiavo.